Make your own free website on Tripod.com

O Espírito de Profecia, O que Se Assenta no Trono e o Cordeiro.

 

 

"Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia”. Apocalipse 19:10

Muitos, erroneamente, talvez até por não terem pesquisado biblicamente, como faziam os bereanos (atos 17:11), aceitam sem questionarem que o Espírito de Profecia, o Testemunho de Jesus, sejam os escritos de determinada autora.  Esquecem de verificar dentro da Bíblia Sagrada o que vem a ser o Testemunho de Jesus, o Espírito de Profecia. Isaías 8:20, nos avisa que quem falar de forma contrária à palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, não tem luz divina.

Não são poucas as religiões e igrejas que veneram os escritos de seus fundadores, e, quando não os considera mais importantes que a bíblia, os equiparam à mesma validade que somente a Bíblia Sagrada deva merecer. Assim o é com os mórmons, que dão aos escritos de Seu fundador, Joseph Smith. As testemunhas de Jeová, que reservam a interpretação da Bíblia ao "corpo governante", que interpreta a Bíblia conforme suas conveniências. 

Todos que aceitam seu fundador como profeta e lhe dão a autoridade que a Bíblia deve ter, estão confiando em homens (ou mulheres) falhos, e a palavra de DEUS é clara em dizer que são malditos (Ezeq 17:5).

O que deveria ter ocorrido de forma diferente pelo povo levantado por DEUS para reparar as brechas feitas pelo inimigo, não ocorreu. Cegamente muitos adventistas confiam nos escritos atribuídos a Ellen White, como mais importante que a Bíblia, a ponto de considerá-los ou chamá-los de Espírito de Profecia ou o Testemunho de Jesus. Cegamente seguem argumentos que não passam no crivo da palavra de Deus, nem mesmo se tais argumentos fossem triturados para que passassem.

Devemos entender, o que a palavra de Deus diz do testemunho de Jesus ou Espírito de profecia, que são uma e a mesma coisa (Apoc 19:10).

Precisamos analisar por que o anjo de Apocalipse 19:10, não aceitou ser adorado por João, e disse que era um 'conservo' ou servo auxiliar do profeta João.  O anjo não considerou sua inteligência, sua capacidade, seu conhecimento e missão superiores às de João, mas disse que era um servo auxiliar dos que tem o testemunho de Jesus, dos que seguem o testemunho de Jesus.

Do texto de Apoc. 19:10, podemos ainda observar que o espírito de profecia ou o testemunho de Jesus já existia quando o anjo proibiu João de adorá-lo. Mas então, desde quando existe o espírito de profecia?  Certamente não é coisa recente, da época moderna, como alguns insistem em afirmar.

Testemunha é o que testifica de alguém, que fala de alguém, que defende alguém. Qual é o testemunho de Jesus então? O que testifica de Jesus e fala dele, o que o defende?  Jesus disse  "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim" João 05:39 - como vemos por esta citação bíblica, são as escrituras que dão testemunho de Jesus. Mas será que temos mais comprovações bíblicas que nos garantem chamar a Bíblia de Testemunho de Jesus?

Em Apocalipse 11:03, lemos que "E concederei às minhas duas testemunhas que, vestidas de saco, profetizem por mil duzentos e sessenta dias”. Quais são essas duas testemunhas? São o antigo e o novo testamento que testemunharam durante 1260 anos de escuridão.

Ambos os testamentos testificam e são testemunhas do plano da redenção feito por Deus antes da criação do mundo.

Considerando que a Bíblia Sagrada, antigo e novo testamento, é o Espírito de profecia e o Testemunho de Jesus, quando e quem a escreveu, na sua forma mais pura? Para responder a esta pergunta, temos que analisar Apocalipse 5, que nos fala do livro selado com sete selos.

Vejamos o que diz a palavra de Deus:

Apocalipse 5

1 Vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, bem selado com sete selos. 2 Vi também um anjo forte, clamando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de romper os seus selos? 3 E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. 4 E eu chorava muito, porque não fora achado ninguém digno de abrir o livro nem de olhar para ele."

O Apóstolo João, isolado na ilha de Patmos, teve a revelação mais surpreendente de todo o Apocalipse. Só que ao ficar sabendo desse livro, selado com sete selos, e por não ter ninguém apto para deslacrá-lo, chorou muito. Seu choro foi por entender que o mistério de Deus não seria revelado se não houvesse alguém apto a abrir o livro selado.

Mas somente um ser no universo poderia deslacrar os setes selos e mostrar o conteúdo do livro. Jesus, que morreu e ressuscitou para nos salvar, venceu também para abrir este livro selado com sete selos. Veja Apocalipse 5:5 "E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos." Verso 7 "E veio e tomou o livro da destra do que estava assentado sobre o trono."

Jesus foi o único no universo apto a abrir o livro, ao qual nenhum ser criado poderia sequer olhar, pois ele continha o segredo de Deus, que seria aberto somente se o cordeiro fosse morto e vencesse (Verso 3). Somente com a morte e ressurreição de Jesus ele se tornou apto a abrir o livro.

Continuando a leitura - verso 8,9 "Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação".

Um tipo deste livro foi mostrado ao profeta Ezequiel, do livro que estava selado e que estava escrito por dentro e por fora. (Ezequiel 02:09-10). Foi mandado a Ezequiel comer o rolo, tipo do antítipo que era o selado com sete selos, e Ezequiel ficou cheio da palavra de Deus (Ezequiel 03:03-04).

Esse livro, "cheio de lamentações, suspiros e aís", contém todo o testemunho de Jesus e de seu sofrimento, das dores e aís e juízos que caíram sobre Ele. Esse livro, foi feito por Deus, contendo toda história da redenção da criação de Deus do pecado, e do cordeiro que foi (seria) morto para que fosse feito justiça.

Deus, em sua sabedoria, escreveu esse livro, lacrou-o com sete selos e, quando o cordeiro ressuscitou e subiu ao céu, o cordeiro deslacrou o livro e todos os selos, e foi revelado o plano da redenção, o conteúdo da Bíblia Sagrada original, ao universo não caído. O Conteúdo original sem remoção ou acréscimos humanos em nenhuma parte.

Ao universo foi revelado o conhecimento do bem e do mal. No universo, até quando da morte de Jesus, somente o mundo caído conhecia o mal, mas, ao se deslacrar o livro, o mal também foi revelado com o 'homem de dores', o cordeiro que venceu para poder abrir o livro de Deus. O Universo reconheceu que o mal é mal, e que não deve continuar, para felicidade eterna do universo.

Ao universo foi testemunhado a vida de Cristo, o que ele fez para salvar o homem caído. Foi testemunhado do "homem desprezado e rejeitado; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum." (Isaías 53:03). Foi revelado ao universo a natureza do pecado e do mal, e após o Testemunho de Jesus, o Espírito de Profecia verdadeiro ser aberto no céu (na ascensão de Jesus), todos reconheceram que Lúcifer precisa ser eliminado.  Todo o Universo reconheceu que Justos e verdadeiros são os Juízos de Deus.

Todos entenderam do que testifica o Testemunho de Jesus, e, juntos, milhões e milhões de anjos não caídos (Apoc 5:11), e todos os demais seres não caídos (verso 13), declararam conjuntamente "Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos".

O Original da Bíblia, escrito antes de tudo acontecer, foi revelado no céu, e em cada selo Deus revelou como estaria seu povo em cada um dos sete últimos períodos históricos até a volta de Jesus.

O Original, em que consta a vida, os atos, o amor infinito de Deus e do cordeiro, foi revelado ao universo não caído e todos reconheceram por unanimidade que Somente a Deus e ao cordeiro sejam toda adoração. Original este, guardado para ser aberto na plenitude dos tempos, mostrando o amor de Deus, sua sabedoria e onisciência, e a extrema perversidade do mal, ao ponto de matar o justo e inocente filho unigênito de Deus.

Satanás, que havia se invejado do filho de Deus, foi desmascarado com a morte e ressurreição de Cristo e a conseqüente abertura do livro.  Não era de sua vontade que este livro fosse aberto e revelado sua maldade em contraste com o amor imensurável de Deus e do Cordeiro.

Mas, mesmo com o livro que é o Testemunho de Jesus, que Testifica dele, tendo seu original, assim como o Santuário tem o seu original nos céus, o povo de Deus relutaria em ouvir o conteúdo do livro. O povo prefere comodidade a dar ouvido ao verdadeiro testemunho de Jesus.

Ezequiel, após comer o antítipo do livro que Jesus deslacrou no céu, foi enviado ao povo de Deus, mas, Deus preveniu Ezequiel que Seu povo, que no era de língua diferente, não daria ouvidos as Suas palavras. (Ezequiel 03:03-07).

Ao ser revelado o verdadeiro Testemunho de Jesus, o Espírito de Profecia, escrito por Deus antes que tudo ocorresse e antes de Criar o mundo, o povo de Deus, que não quer escutar Seus testemunhos (A Bíblia Sagrada), está a adorar baal, um deus estranho e símbolo do que Lúcifer quis fazer no céu.  Adoram um deus estranho, incompreensível triplico, e insistem em dizer que é um mistério conhecê-lo, mas o verdadeiro testemunho de Jesus, dito por ele próprio quando esteve na terra é que "a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste." João 17:3. É questão de vida ou morte eterna conhecer o verdadeiro Deus e seu cordeiro.

O Verdadeiro testemunho de Jesus testifica que ele veio em carne, como os irmãos, "Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo”. (Hebreus 2:17). Veio em carne 'como os irmãos, e que morreu morte substituta e, ressuscitou de fato e subiu para Deus.

Convinha que, em tudo fosse semelhante, e que com isto conquistou o posto de Abrir o livro do Testemunho de Jesus, e de ser nosso mediador, mesmo que com gemidos inexprimíveis para nossos ouvidos. (I Tim 3:04 - Romanos 8:26) - Pelo seu sangue, o Cordeiro comprou a igreja de Deus do mundo, venceu a morte e deu dons aos homens (Atos 20:28 - Efésios 4:8)

Mas continuando, a palavra de Deus diz o que ocorreria quando o Espírito de profecia falasse, e que o professo povo de Deus não iria dar ouvidos. "Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; quando ouvires uma palavra da minha boca, avisa-los-ás da minha parte." Ezequiel 3:17

O povo de Deus está sendo avisado, de todas as formas. Até as pedras estão clamando, mas reluta assim como o Israel antigo, a buscar ao DEUS verdadeiro e ao Seu Cordeiro.

Relutam em buscar o verdadeiro testemunho de Jesus, o verdadeiro espírito de profecia, seguindo fábulas e conceitos que não passam na peneira da palavra de Deus. "E quanto a ti, ó filho do homem, eis que porão cordas sobre ti, e te ligarão com elas, e tu não sairás por entre eles. E eu farei que a tua língua se pegue ao teu paladar, e ficarás mudo, e não lhes servirás de repreendedor; pois casa rebelde são eles. Mas quando eu falar contigo, abrirei a tua boca, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus: Quem ouvir, ouça, e quem deixar de ouvir, deixe; pois casa rebelde são eles”. Estão perseguindo os que falam do Espírito de profecia, do Testemunho de Jesus. Mas, os que ouvirem a voz do cordeiro, os comprados de toda a terra, serão para Deus "reino, e sacerdotes" (Apoc 5:10).

Se milhões de anjos, incontáveis seres celestiais, já reconheceram que somente "Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos" Apoc 5:13, por que relutamos em reconhecer que ninguém além dos dois merecem nosso louvor? Os que resistem a dar ouvidos à voz de Cristo estão no mesmo caminho que o povo de Israel em não ouvir a palavra de Deus, ouvindo falsos espíritos de profecia e falsos testemunhos de Jesus. Deixaram de guardar os mandamentos de Deus e ter o testemunho de Jesus. Deixaram o DEUS único e Seu Cordeiro, e estão abandonando a Bíblia, o Testemunho de Jesus, o livro que fora escrito por DEUS antes da fundação do mundo, e, ao ser revelado no céu, todo universo reconheceu a supremacia de DEUS e do Cordeiro.

É lamentável ver a que ponto chegaram. Abandonam a lei escrita pelo dedo de Deus, abandonam o livro que Testifica de Jesus, e estão se apegando a doutrinas que são preceitos de homens. Onde vão parar?

Que Deus abençoe os fiéis de seu povo, e lhes dê discernimento, para que reconheçam o verdadeiro espírito de profecia e, conheçam e prestem louvor somente ao Único DEUS e a Jesus, Seu enviado (João 17:3).

"Por que o Testemunho de Jesus é o Espírito de Profecia", "(As escrituras) testificam de Mim”.

Repetindo:  Ao ser aberto no céu o original da Bíblia sagrada, foi mostrado a todo o universo o Testemunho autêntico de Jesus. Sua vida e Sua obra e Seu amor. O Universo reconheceu que Lúcifer está errado e precisa ser destruído. Reconheceu que somente ao 'que Se assenta no trono e ao Cordeiro' merecem nossa adoração, honra, louvor para sempre. Todos entenderam claramente a singularidade de DEUS e a perversidade do pecado.

Que possamos ser gratos ao Pai de nosso Senhor Jesus, por nos ter revelado estas coisas. Que reconheçamos o Pai e o Cordeiro como únicos a ser adorados. É isto que fala o Testemunho de Jesus.

Misael Malagoli

Anápolis - GO.

misaelmalagoli@gmail.com

 

 

RETORNAR