Make your own free website on Tripod.com

Nisto Cremos 

X

Concílio de Nicéia

By Adventistas.ws

 

As diferenças e semelhanças entre o Concílio de Nicéia e a Conferência Geral de 1980 em Dallas -Texas.



Os 2 concílios foram presididos por imperadores, investidos de poderes ditatoriais. --- a democracia foi apenas formal, e o voto sujeito a penalidades !

A resolução do Concílio de Nicéia (325 AD) não teve mais que 160 palavras.  (quando traduzidas do latim para o inglês)
As 27 doutrinas da IASD estavam contidas num volume de mais de 450 páginas. Só o capítulo sobre a Trindade contém 111 textos bíblicos.

No Concílio de Nicéia a resolução foi clara e objetiva. Na Conferência Geral de Dallas, Texas, o obscurantismo era o objetivo. (publicada somente 6 anos depois)

No Concílio de Nicéia inicialmente havia 5 votos contrários e rapidamente ficou reduzido a 2 votos contrários: Theonas da Marmarica, e Secundus da Ptolemea. Ambos foram exilados e excomungados. (anatematizados)
Arius, que foi o autor da controvérsia, além de excomungado, teve seus livros queimados e foi exilado para a Illiria.

Na votação na Conferência Geral de 1980 não há notícia de votos contrários, pois na realidade a Assembléia, pelo volume da matéria apresentada para votação, siquer tomou conhecimento do seu conteúdo. --- Levantaram a mão, sem saber do que se tratava.

No Concílio de Nicéia os 232 (237) votantes entendiam o latim, que foi a língua falada no concílio.
Na Conferência Geral de Dallas, Texas, apenas uma fração do votantes entendia o inglês. --- Não houve distribuição prévia de uma apostila para que os votantes pudessem examinar a extensa matéria que iriam votar. --- a votação foi sem o conhecimento da causa. Apenas se referiram a exame anterior por várias comissões, tal como está no prefácio do livro das 27 doutrinas.
Uma dessas comissões de obreiros foi a Washignton e teve apenas 2 dias para indiretamente examinar os pontos controvertidos na doutrina Adventista.
Na Assembléia de 1980, nenhum dos votantes sabia que estava votando uma mudança controvertida, e diametralmente oposta à doutrina Adventista defendida pelos pioneiros da igreja, e que foi implantada depois da morte de Ellen White.

No Concílio de Nicéia, todos estavam cientes de que o seu voto representava uma decisão em assunto polêmico que dividia a igreja naquele tempo.

Os arianos e semi-arianos católicos foram impiedosamente perseguidos e muitos pagaram com a sua própria vida.

Na IASD os livros de Urias Smith foram primeiramente modificados e mais tarde banidos.
Igual como na Igreja Católica, os pioneiros são chamados de semi-arianos e os seus livros foram juntados nas igrejas "para serem preservados". Mas, na realidade foram queimados.
Muito antes da votação de 1980, qualquer adventista que se declarava não trinitariano era  sumariamente eliminado do livro de membros da igreja. --- Na maioria das vezes sem lhes darem oportunidade de defesa.
O livro O Grande Conflito foi inteiramente alterado, e onde dizia "igreja católica", trocaram por "romanismo".

Entre as diferenças e semelhanças apontadas acima, a mudança na doutrina adventista aproximou-a da Igreja Católica de forma significativa, a ponto de fazerem um tratado de amizade. (Polônia-1999)
A Igreja Adventista desistiu do seu papel de porta-voz da Mensagem do Terceiro Anjo do Apocalipse 14:9 para se juntar às filhas da Igreja Católica.

Como é possível culpar os pioneiros adventistas, e esquecer o Imperador que tornou a Trindade um decreto no império romano, 1700 anos antes ?

NOTA No Tempo do Fim: Os pioneiros não eram trinitarianos (menos mal) mas, no entanto, NÃO TINHAM A VERDADE pois criam em um Juízo Investigativo, criam em 22 de outubro (1844) e o que é pior, em uma profetiza que atribuía a DEUS suas "revelações" tais como: a Porta Fechada; Juízo Investigativo; Mil anos nos céus, etc. E, tudo isto a despeito das Escrituras não confirmarem suas "profecias"...

Devemos sim, voltarmos às origens e a origem não é a igreja que os pioneiros da IASD fundaram mas sim a Igreja que o próprio Jesus fundou: - Mateus 16:18 - A igreja do primeiro século!!!

 

RETORNAR