Make your own free website on Tripod.com

A entrevista da Era Cristã: Paulo, João e Jesus falam sobre a Divindade!

ESTUDO – PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

ENTREVISTA COM JESUS, PAULO E JOÃO, SOBRE A NATUREZA DE DEUS E A SALVAÇÃO DO HOMEM.

 

 

Esta é uma hipotética entrevista, dirigida à Paulo, João e ao Senhor Jesus, sobre alguns aspectos da divindade.   Vamos às perguntas:

 

 

Pergunta 1 - Senhores, quantos deuses existem? Deus é um mistério, uma trindade e incapaz de ser compreendido pelo ser humano?  Podemos compreender completamente a Deus?

 

Jesus - "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor". (Marcos 12:29 up)

A vida eterna é esta, que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo que enviaste (João 17:03)

 

Paulo - Acordai para a justiça e não pequeis mais; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa. (I Corintios 15:34)

 

João - Nós somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro. (I João 04:06)

 

 

Pergunta 2 - Mas em suas cartas Paulo, vemos em algumas dela, o senhor se referir ao Pai, ao Filho e o Espírito Santo, isto significa que o único Deus é uma Trindade? Para vocês, há três deuses ou três pessoas que formam um só Deus?

 

Paulo - "todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também."  (I Cor 08:06)

 

João - A nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. (I João 01:03)

 

 

Pergunta 3 - Mas Jesus, o Senhor prometeu o Consolador, o Senhor não se referia ao Deus Espírito Santo, o terceiro Deus,  quando disse que mandaria o consolador?

 

Jesus - Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. (João 14:18) - e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. (Mateus 28:20) -

 

Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu. (João 14:28)

 

 

Pergunta 4 - Mas o Senhor não é o Deus Jeová, o Eterno, que sempre existiu? Jesus não é o mesmo Deus do antigo testamento?

 

JoãoEu mesmo vi e já vos dei testemunho de que este é o Filho de Deus. (João 01:34) -  Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. (I João 04:15)  Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? (I João 05:05)

 

Jesus - Porque eu não falei por mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, esse me deu mandamento quanto ao que dizer e como falar. (João 12:49) - Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. (João 05:30) Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. (João 06:38)  o Pai é maior do que eu. (João 14:28)

 

 

Pergunta 5 - Mas o filho não tem a mesma glória e poder do pai? O Senhor não defende sua posição de honra e glória, e co-eternidade, tão merecidas quanto a gloria do pai?

 

Jesus - Se eu me glorificar a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, do qual vós dizeis que é o vosso Deus; (João 08:54) o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim. João 06:57   todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. João 05:23

 

Pergunta 6 - O Senhor Jesus não tem o mesmo poder e sabedoria e onisciência que o pai? O Senhor não conhece todas as coisas assim como Deus o pai? O Senhor sabe quando o Senhor voltará a este mundo?

 

Jesus - O Pai é maior do que eu (João 14:28) A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade. (Atos 01:07) Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai. (Mateus 24:36)

 

 

Pergunta 7 - Mas o filho não é eterno? Ele sempre existiu? Jesus teve início um  dia então?

 

Paulo - (Jesus) é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; (Colossenses 01:15). 

 

João - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 03:16)

 

Jesusdesejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo. (João 17:24)

 

João - Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus (Apoc 03:14)

 

 

Pergunta 8 - Mas então, qual é a origem de Jesus, quando Ele veio a existência?  Quando esse “Filho Unigênito” veio a existência? Ele é capaz de ter vida em si mesmo como Deus?

 

João - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. (João 01:01-02)

 

JesusEstas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus (Apoc 03:10) Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos; (João 05:26)

 

 

 

Pergunta 9 - E quanto ao Espírito Santo, não é ele intercessor diante de Deus? Não é o Espírito Santo que Dá dons à igreja e aos homens?

 

Paulo - Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. (Romanos 08:26) 

 

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, (I Timoteo 02:5) 26

 

Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (Romanos 08:09)

 

Por isso foi dito: (Jesus) Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. (Efésios 04:08).

 

 

Pergunta 10 - O Espírito Santo então, o que é?

 

Jesus - Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 04:24) -  Eu e o Pai somos um. (João 10:30)

 

Paulo - Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (Romanos 08:09)

 

João - Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado. (I João 03:24).

 

Nota - O Espírito Santo é o Espírito que Deus e Cristo compartilham. É tanto o Espírito de Deus quanto de Jesus (Rom 8:9), e não é (são) outra pessoa separada deles.

 

 

 

Pergunta 11 - É, mas Jesus, só venceu por que teve a natureza de Adão antes da queda, a natureza não caída do ser humano, correto?

 

João - Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; (I João 04:02)

 

Paulo - Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. (Hebreus 02:17) o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; (Filipenses 02:06-09) 

 

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. (Hebreus 04:15)

 

João - Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal é o enganador e o anticristo. (II João 1:7)

 

 

 

Pergunta 12 - Mas Jesus não possuía a imortalidade por ser filho gerado de Deus na eternidade?  Jesus morreu só sua parte humana, a parte divina não pode morrer, correto?

 

Paulo  -  Porque, se cremos que Jesus  morreu e ressuscitou, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. (I Tessalonicenses 04:14) 

 

e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. (II Cor 05:15)

 

Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, ...tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. (Filipenses 02:05-08)

 

 

Pergunta 13 - Jesus então não era imortal? Existe alguém então que possa ser imortal? 

Paulo - Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus (I Timoteo 01:17)

 

Àquele que possui, Ele só, a imortalidade, e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; (I Timoteo 06:16)

 

 

Pergunta 14 - Jesus pode morrer novamente?

 

Paulo - sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele. (Romanos 06:09)

 

 

 

Pergunta 15 - O que mais Jesus conquistou então com sua Morte e Ressurreição?

 

Paulo - Porque foi para isto mesmo que Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos. (Romanos 14:09)

 

Joãoe com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; (Apocalipse 05:09)  Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, (Apocalipse 01:10)

 

Paulo - para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, (Filipenses 02:10)

 

  

 

Pergunta 16 - Há necessidade de Jesus oferecer seu sacrifício diariamente, como no velho pacto para salvar aqueles que são seus?  Ainda há condenação para os que estão verdadeiramente com Cristo?

 

Paulo - Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime que os céus; que não necessita, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo. (Hebreus 07:26-27)

 

Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no lugar santíssimo, havendo obtido uma eterna redenção. (Hebreus 09:11-12) 

 

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. (Romanos 08:01) O Senhor conhece os seus. (II Timoteo 02:19)

 

 

 

Pergunta 17 - Quando e onde se concluiu a obra de Salvação do Ser humano?

Paulo - e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; (Colossenses 02:14)

 

 

Pergunta 18  - Onde Está Jesus, em corpo e não em espírito,  agora, neste exato momento?

Paulo - ...mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus, daí por diante esperando, até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. (Hebreus 10:11-13)

 

 

Pergunta 19 - Quem deve então ser adorado, no Reino de Deus? Quem será adorado no Novo Céu e nova terra que a bíblia fala que Deus fará?

 

João - Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos (Apocalispe 05:13)

 

 

 

Pergunta 20 - E então, de onde surgiu a idéia de um Deus três em um ou um em três, como pregam as igrejas que se declaram cristãs? De onde vem essa idéia então? O que ocorrerá com os que seguem tal dogma?

 

JesusE vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição? Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim.  Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem. E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus. (Mateus 15:03, 08-09, 06) Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição de homens. (Marcos 07:08).  Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. (Mateus 15:13)

 

Paulo Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo (Colossenses 02:08)

 

 

 

Pergunta 21 - Existe um outro evangelho ou testemunho além da bíblia sagrada? Existe outro meio de Salvação fora de Jesus? Existe outro Testemunho de Jesus?

 

Jesus - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (João 14:06) Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. (João 15:01)

 

Paulo - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.. (Gálatas 01:08-09).

 

João - Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. (II João 01:09

 

 

Pergunta 22 - Tenho informações de que há igrejas que estão expulsando os que afirmam crer somente em Deus e em Jesus e que o Espírito Santo não é um terceiro Deus, mas o espírito de Deus e de Cristo?  Por que fazem isto?

 

Paulo - E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus serão perseguidos. (II Timoteo 03:12)

 

Jesus - Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus. E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim. (João 16:02-03)

 

 

Pergunta 23 - O que devemos fazer então? Devemos seguir e auxiliar os que pregam que Deus é um em três ou três em um?

 

Jesus - Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Deixai-os; são guias cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão no barranco. (Mateus 15:13-14)  Guardai-vos do fermento dos fariseus (Mateus 16:11)

 

João - Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. (I João 05:21)

 

 

Pergunta 24 - Que conselho os senhores dão aos que estão em conflito interno e externo à respeito da natureza, caráter e propósito de Deus. O que eles devem fazer?

 

Jesus - aconselho que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.  Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. (Apocalipse 03:18-20) Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento (Lucas 03:08)

 

PauloPrimeiramente dou graças ao meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé. (Romanos 01:08) (pois) nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 08:39) De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem? (Hebreus 13:06)

 

João - Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai. (I João 02:24) sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. (I João 01:03)

 

 

 

 

misael malagoli

misaelmalagoli@gmail.com

 

RETORNAR